ola amigos e amigos, nesse texto levantamos uma breve discussão sobre o papel do professor na área de ciências e física... espero que gostem.
O que é necessário para ser um bom
professor pesquisador na área de Ciências e Física?
Na
minha concepção, um bom professor é aquele que está atento ao processo de ensino
e aprendizagem em todas as suas vertentes, ou seja, é o professor que se
preocupa com o processo formativo e compreensivo do estudante, sem se esquecer
da sua própria formação continuada.
Da mesma forma, um pesquisador é
aquele que busca através da pesquisa elucidar questões do cotidiano por meios
quantitativos e/ou qualitativos, ou até mesmo demonstrar novos questionamentos
sobre algo que ainda não foi discutido.
Numa
junção destes pareceres, temos o professor pesquisador que a meu ver, é aquele
que até de forma inconsciente faz pesquisa, em outras palavras, é o sujeito que
sempre busca novos meios de construir com seus estudantes o proposto objetivado
nos documentos norteadores da educação.
Dito
isto, surgem questionamentos quanto à fluência da pesquisa no cotidiano do
professor, sua metodologia, condições e fundamentação teórica, formação
acadêmica, eficiência e eficácia quanto ao que fazer com os resultados
conquistados, e divulgação dos mesmos para socialização de pós e contra.
Em
meio a estes e tantos outros questionamento, uma boa alternativa seria a
parceria entre Ensino Superior e o Ensino Fundamental, conforme Fagundes (2016),
“A inter-relação estabelecida entre os professores da educação básica e os
professores universitários com um objetivo em comum pôde também ser reconhecida
como pesquisa-ação.” (FAGUNDES, p.289,2016). Isto é, a ação de melhorar a
qualidade do ensino e seus atores depende da colaboração de todo o sistema
educacional, desde os anos iniciais da educação aos últimos processos
formativos.
Esta
coparticipação dos atores na educação é vista em muitos casos com bons olhos,
porém, a sua dependência da logística para realização de pesquisas interfere
diretamente na ação sobre os resultados e até mesmo na formação dos professores
para tal feito como citado por Nunes (2008),
Apesar
dos benefícios em capacitar professores a realizarem pesquisa em sala de aula,
alguns fatores tornam essa prática, por vezes, de difícil implementação. A
carga de trabalho dos professores, o pouco incentivo oferecido pelos gestores, à
falta de oferta de cursos de pesquisa em programas de formação de professores,
a dificuldade de relacionamento entre professores e pesquisadores e a ausência
de financiamento (Drew; Preator; Buchana apud Cooke et al., 1993; Lüdke; Cruz,
2005; Charlot, 2002; Ramos, 2005) são algumas razões encontradas na literatura.
Portanto, podemos ressaltar em
resumo que a pesquisa para melhora do ensino é de suma importância e a busca do
professor para se qualificar a ela mais ainda, pois, vemos que ele é a peça
fundamental para execução do pré e pós-pesquisa, e a ação da pesquisa depende
inteiramente da sua reação às situações vividas no ambiente educacional.
Referencias Bibliográficas
NUNES, Débora R.
P.Teoria, pesquisa e prática em
Educação: a formação do professor-pesquisador. Educação e Pesquisa, São
Paulo, v.34, n.1, p. 097-107, jan./abr. 2008.
FAGUNDES,
Tatiana Bezerra. Os conceitos de
professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente.
Revista
Brasileira de Educação. v. 21 n. 65
abr.-jun. UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2016.
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