ola amigos e amigos, nesse texto levantamos uma breve discussão sobre o papel do professor na área de ciências e física... espero que gostem.


O que é necessário para ser um bom professor pesquisador na área de Ciências e Física?
            Na minha concepção, um bom professor é aquele que está atento ao processo de ensino e aprendizagem em todas as suas vertentes, ou seja, é o professor que se preocupa com o processo formativo e compreensivo do estudante, sem se esquecer da sua própria formação continuada.
            Da mesma forma, um pesquisador é aquele que busca através da pesquisa elucidar questões do cotidiano por meios quantitativos e/ou qualitativos, ou até mesmo demonstrar novos questionamentos sobre algo que ainda não foi discutido.
Numa junção destes pareceres, temos o professor pesquisador que a meu ver, é aquele que até de forma inconsciente faz pesquisa, em outras palavras, é o sujeito que sempre busca novos meios de construir com seus estudantes o proposto objetivado nos documentos norteadores da educação.
Dito isto, surgem questionamentos quanto à fluência da pesquisa no cotidiano do professor, sua metodologia, condições e fundamentação teórica, formação acadêmica, eficiência e eficácia quanto ao que fazer com os resultados conquistados, e divulgação dos mesmos para socialização de pós e contra.
Em meio a estes e tantos outros questionamento, uma boa alternativa seria a parceria entre Ensino Superior e o Ensino Fundamental, conforme Fagundes (2016), “A inter-relação estabelecida entre os professores da educação básica e os professores universitários com um objetivo em comum pôde também ser reconhecida como pesquisa-ação.” (FAGUNDES, p.289,2016). Isto é, a ação de melhorar a qualidade do ensino e seus atores depende da colaboração de todo o sistema educacional, desde os anos iniciais da educação aos últimos processos formativos.
Esta coparticipação dos atores na educação é vista em muitos casos com bons olhos, porém, a sua dependência da logística para realização de pesquisas interfere diretamente na ação sobre os resultados e até mesmo na formação dos professores para tal feito como citado por Nunes (2008),
Apesar dos benefícios em capacitar professores a realizarem pesquisa em sala de aula, alguns fatores tornam essa prática, por vezes, de difícil implementação. A carga de trabalho dos professores, o pouco incentivo oferecido pelos gestores, à falta de oferta de cursos de pesquisa em programas de formação de professores, a dificuldade de relacionamento entre professores e pesquisadores e a ausência de financiamento (Drew; Preator; Buchana apud Cooke et al., 1993; Lüdke; Cruz, 2005; Charlot, 2002; Ramos, 2005) são algumas razões encontradas na literatura.  
            Portanto, podemos ressaltar em resumo que a pesquisa para melhora do ensino é de suma importância e a busca do professor para se qualificar a ela mais ainda, pois, vemos que ele é a peça fundamental para execução do pré e pós-pesquisa, e a ação da pesquisa depende inteiramente da sua reação às situações vividas no ambiente educacional.


Referencias Bibliográficas
NUNES, Débora R. P.Teoria, pesquisa e prática em Educação: a formação do professor-pesquisador. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.1, p. 097-107, jan./abr. 2008.
FAGUNDES, Tatiana Bezerra. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação. v. 21 n. 65   abr.-jun. UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2016.

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