ola amigos e amigas, nesse texto, apresento a vocês uma análise critica sobre um prática de ensino na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, espero que gostem.
Título do Artigo: Contextualizando o ensino de Física: O processo de transformação de
energia pela cana-de-açúcar.
O presente texto visa
analisar uma prática educativa considerando as dimensões da teoria de David
Ausubel, idealizada por Moreira e Masini (2001), na qual tem-se a aprendizagem
significativa como conceito central. Segundo Moreira e Masini (2001), a aprendizagem
significa organização e integração do novo material na estrutura cognitiva, na
qual os subsunçores são conceito chave de tal estrutura.
Assim a aprendizagem
significativa ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos relevantes
os subsunçores, existentes na estrutura
cognitiva do estudante. Ausubel define
estruturas cognitivas como estruturas hierárquicas de conceitos que são
representações de experiências vividas/conceitos prévio do indivíduo. A
ocorrência da aprendizagem significativa implica o crescimento e modificação do
conceito subsunçor, que partir de um conceito geral já incorporado pelo
estudante, o conhecimento pode ser construído de modo a liga-lo com novos conceitos
facilitando a compreensão das novas informações, o que dá significado real ao
conhecimento adquirido.
Em contraponto a aprendizagem
significativa, Ausubel define outra forma de aprendizagem, a aprendizagem
mecânica, que segundo Moreira e Masini (2001), é uma aprendizagem de novas
informações com pouco ou nenhuma interação com conceitos relevantes na
estrutura cognitiva do estudante. Ou seja, um emaranhado de informações sem
sentido, na qual nada se explora dos conceitos prévios adquiridos ao longo de
toda vida pelos estudantes, dificultando assim a assimilação de conceitos e
promovendo uma aprendizagem sem sentido.
Nesse sentido, a aprendizagem
significativa deve ser entendida como compreensão de significados, relacionados
às experiências anteriores e as vivencias pessoais dos estudantes, permitindo a
formulação de problemas, de algum modo desafiadores, que desperte o interesse e
que incentive uma maior aprendizagem, o estabelecimento de diferentes tipos de
relações entre fatos, objetos, acontecimento, noções e conceitos, desencadeando
modificações de comportamento e contribuindo para a utilização do que é
aprendido em diferentes situações.
Portanto, tendo como base referencial para a
análise da prática pedagógica o livro de Marco Antônio Moreira e Elcie F.
Salzano Masini, denominado de “Aprendizagem significativa: a teoria de David
Ausubel” a presente prática “Contextualizando o
ensino de Física: O processo de transformação de energia pela cana-de-açúcar”, constitui
uma prática educativa que tem como objetivo a contextualização do ensino de física,
onde os mesmos evidenciam a necessidade de temas contextualizados que levem em
consideração processos que impactam diretamente na vida dos estudantes, que
explore seus conhecimentos prévios, que promova as relações entre o
conhecimento e sua função social, que
possibilite aos estudantes compreenderem as teorias cientificas e seu papel na
estrutura socia-histórica de sua localidade.
A prática educativa
se divide em três etapas, a primeira, foi a investigação dos conhecimentos
prévios dos estudantes em relação aos processos de transformação de energia. A
segunda etapa foi a explicitação do processo de produção de energia elétrica e
a identificação dos conceitos físicos e terceira etapa foi a identificação das
possibilidades de trabalho com a temática de transformação de energia.
Nesse sentido,
prática busca propiciar aos estudantes aprendizagem significativa, desenvolvendo
uma atividade que explore os conceitos prévios dos mesmo, que propicia a interdisciplinaridade
e facilite a sistematização dos conceitos científicos, uma vez que a atividade
é desenvolvida a partir de uma problemática que influência e está diretamente ligada com dia-a-dia dos
estudantes, possibilitando assim explicitar a realidade a partir da teorização
cientifica, promovendo um ir e vim entre a teoria e prática vivida.
É de suma importância ressaltar também a
utilização dos organizadores prévios presentes na prática, que na verdade são
materiais introdutórios apresentados antes do material de aprendizagem em si.
Contrariamente a sumários que são, de um modo geral, apresentados ao mesmo
nível de abstração, generalidade e abrangência, simplesmente destacando certos
aspectos do assunto, organizadores são apresentados em um nível mais alto de
abstração, generalidade.
Contudo, de acordo com a teoria estudada, a
presente prática apresenta a construção de uma aprendizagem significativa para
com estudantes, pois possibilita com que os mesmos sistematizem suas ideias e seus
conceitos prévios com os conceitos científicos estudados, desenvolvendo uma
aprendizagem de forma significativa. Portanto, uma aprendizagem significativa
está relacionada à possibilidade dos estudantes aprenderem por múltiplos
caminhos e formas de inteligência, permitindo aos mesmos usar diversos meios e
modos de expressão.
Referências
Bibliográficas
MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. 2 ed. São
Paulo: Centauro. 2001
NASCIMENTO, Cecilia Maria Pinto
do; SANTOS, Carla Daniela Alves dos; FONSECA Cleison Lima da; FONSECA, Ederson
Ivan; LIMA, Cristiana da Silva; ABREU, Caroline Dias. Contextualizando o ensino de Física: O processo de transformação de
energia pela cana-de-açúcar. XI ENPEC 2017- Florianópolis-SC.
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