ola amigos e amigas, nesse texto, apresento a vocês uma análise critica sobre um prática de ensino na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, espero que gostem.



O presente texto visa analisar uma prática educativa considerando as dimensões da teoria de David Ausubel, idealizada por Moreira e Masini (2001), na qual tem-se a aprendizagem significativa como conceito central. Segundo Moreira e Masini (2001), a aprendizagem significa organização e integração do novo material na estrutura cognitiva, na qual os subsunçores são conceito chave de tal estrutura.
Assim a aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos relevantes os subsunçores, existentes na estrutura cognitiva do estudante. Ausubel define estruturas cognitivas como estruturas hierárquicas de conceitos que são representações de experiências vividas/conceitos prévio do indivíduo. A ocorrência da aprendizagem significativa implica o crescimento e modificação do conceito subsunçor, que partir de um conceito geral já incorporado pelo estudante, o conhecimento pode ser construído de modo a liga-lo com novos conceitos facilitando a compreensão das novas informações, o que dá significado real ao conhecimento adquirido. 
Em contraponto a aprendizagem significativa, Ausubel define outra forma de aprendizagem, a aprendizagem mecânica, que segundo Moreira e Masini (2001), é uma aprendizagem de novas informações com pouco ou nenhuma interação com conceitos relevantes na estrutura cognitiva do estudante. Ou seja, um emaranhado de informações sem sentido, na qual nada se explora dos conceitos prévios adquiridos ao longo de toda vida pelos estudantes, dificultando assim a assimilação de conceitos e promovendo uma aprendizagem sem sentido.
Nesse sentido, a aprendizagem significativa deve ser entendida como compreensão de significados, relacionados às experiências anteriores e as vivencias pessoais dos estudantes, permitindo a formulação de problemas, de algum modo desafiadores, que desperte o interesse e que incentive uma maior aprendizagem, o estabelecimento de diferentes tipos de relações entre fatos, objetos, acontecimento, noções e conceitos, desencadeando modificações de comportamento e contribuindo para a utilização do que é aprendido em diferentes situações.
Portanto, tendo como base referencial para a análise da prática pedagógica o livro de Marco Antônio Moreira e Elcie F. Salzano Masini, denominado de “Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel” a presente prática “Contextualizando o ensino de Física: O processo de transformação de energia pela cana-de-açúcar”, constitui uma prática educativa que tem como objetivo a contextualização do ensino de física, onde os mesmos evidenciam a necessidade de temas contextualizados que levem em consideração processos que impactam diretamente na vida dos estudantes, que explore seus conhecimentos prévios, que promova as relações entre o conhecimento  e sua função social, que possibilite aos estudantes compreenderem as teorias cientificas e seu papel na estrutura socia-histórica de sua localidade.
A prática educativa se divide em três etapas, a primeira, foi a investigação dos conhecimentos prévios dos estudantes em relação aos processos de transformação de energia. A segunda etapa foi a explicitação do processo de produção de energia elétrica e a identificação dos conceitos físicos e terceira etapa foi a identificação das possibilidades de trabalho com a temática de transformação de energia.
Nesse sentido, prática busca propiciar aos estudantes aprendizagem significativa, desenvolvendo uma atividade que explore os conceitos prévios dos mesmo, que propicia a interdisciplinaridade e facilite a sistematização dos conceitos científicos, uma vez que a atividade é desenvolvida a partir de uma problemática que influência e está  diretamente ligada com dia-a-dia dos estudantes, possibilitando assim explicitar a realidade a partir da teorização cientifica, promovendo um ir e vim entre a teoria e prática vivida.
É de suma importância ressaltar também a utilização dos organizadores prévios presentes na prática, que na verdade são materiais introdutórios apresentados antes do material de aprendizagem em si. Contrariamente a sumários que são, de um modo geral, apresentados ao mesmo nível de abstração, generalidade e abrangência, simplesmente destacando certos aspectos do assunto, organizadores são apresentados em um nível mais alto de abstração, generalidade.
Contudo, de acordo com a teoria estudada, a presente prática apresenta a construção de uma aprendizagem significativa para com estudantes, pois possibilita com que os mesmos sistematizem suas ideias e seus conceitos prévios com os conceitos científicos estudados, desenvolvendo uma aprendizagem de forma significativa. Portanto, uma aprendizagem significativa está relacionada à possibilidade dos estudantes aprenderem por múltiplos caminhos e formas de inteligência, permitindo aos mesmos usar diversos meios e modos de expressão.

Referências Bibliográficas

MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. 2 ed. São Paulo: Centauro. 2001

NASCIMENTO, Cecilia Maria Pinto do; SANTOS, Carla Daniela Alves dos; FONSECA Cleison Lima da; FONSECA, Ederson Ivan; LIMA, Cristiana da Silva; ABREU, Caroline Dias. Contextualizando o ensino de Física: O processo de transformação de energia pela cana-de-açúcar. XI ENPEC 2017- Florianópolis-SC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog